Sono e controle da dor

Perturbação do sono é, talvez, uma das queixas mais prevalentes de pacientes com condições dolorosas crônicas. Estudos experimentais de indivíduos saudáveis sugerem a possibilidade de que a relação entre dor e perturbação do sono pode ser recíproca, tal que a dor perturba continuidade/qualidade do sono e dormir pobre mais agrava a dor. Isto sugere que o gerenciamento agressivo de distúrbio do sono pode ser um objectivo importante do tratamento com possíveis benefícios para além da melhoria no sono.

Você já deve saber que durante o sono muitas coisas acontecem no seu corpo, ele não para em momento algum, pode até diminuir o ritmo, para descansar um pouco, mas não para. Durante a noite ou durante o tempo que você dorme o seu corpo recupera as energias, ele regula o metabolismo, realiza a síntese de alguns hormônios e faz muitas outras funções. Por isso é importante ter uma noite boa e confortável para que seu corpo se recupere e você fique bem para o outro dia.

Síndromes de dor crônica estão associados com alterações na arquitetura do sono e continuidade do sono. Uma perspectiva desta relação, que não tem recebido muita atenção, é que os distúrbios do sono afetam a sua dor e qualidade de vida.

Sono e controle da dor

Sono e dor

Coletivamente, um punhado de estudos de laboratório indicaram que a privação de sono produz respostas hiperalgésicas em humanos (Lautenbacher, Kundermann et al.2006) e pode prejudicar o funcionamento dos sistemas endógenos inibitórios de dor (Smith, Edwards et al. 2007).

Além disso, vários estudos de diário do sono em indivíduos com dor intratável encontraram a evidência de uma relação bi-direcional entre medidas sequenciais de dor e sono; ou seja, aumento de dor durante o dia está associado ao sono noturno subsequente pobre. O sono pobre, por sua vez, é associado com dor aumentada do dia seguinte.

Por fim, dois estudos prospectivos longo prazo têm sugerido que despertares noturnos repetitivos em pacientes com artrite reumatoide estão associados com maior severidade de dor nas articulações, medida 6 meses depois (Drewes, Nielsen et al, 2000), e que problemas de sono subjetivo aumentaram o risco para o desenvolvimento de dor generalizada no prazo de 15 meses na população em geral (Gupta, Silman et al. 2006).

Dicas para ter uma boa noite de sono

Para você que tem problemas de insônia ou está dormindo mal nós temos algumas dicas bem simples. No início pode parecer complicado, mas assim que você acostumar o seu corpo vai se sentir bem e pode evitar os problemas na coluna.

A nossa primeira dica é escolher um horário para dormir e acordar, você precisa ter pelo menos 8 horas de sono, então faça as contas e veja qual o melhor horário para dormir. Algumas pessoas precisam de mais ou menos que 8 horas então veja o que o seu corpo necessita e pede.

Ter um horário certo para dormir todos os dias é importante, você vai acostumar o seu corpo e com o tempo não vai precisar ficar rolando na cama até dormir. Acordar cedo também é importante, pois da mesma forma que dormir bem e o tempo correto faz bem para a coluna, dormir de mais pode fazer mal. Por isso se tem costume de ficar até tarde na cama comece a mudar essa rotina e saia cedo da cama. Fazer um exercício pela manhã pode ser bem interessante.

Postura ao dormir >
Sono e Hormônios >

E isso vale também para os seus problemas, começar a pensar neles na hora de dormir só vai fazer você perder o sono. Deixe para pensar nos problemas que tem e na solução deles durante o dia, até porque durante a noite você não vai poder fazer nada. Algumas pessoas até gostam de pensar nos problemas durante a noite, mas isso não é saudável, você não vai conseguir resolver e mesmo que encontre uma solução vai ficar ansioso para resolver no outro dia. Por isso nossa dica é: Não pense em problemas quando estiver na cama.

O exercício físico durante o dia também pode ajudar a ter uma noite saudável, você pode começar o dia fazendo exercício, isso vai te deixar mais disposto e pronto para começar bem o dia. Mas você também pode fazer exercícios na parte da noite, você vai ficar mais relaxado e vai ter uma ótima noite de sono.

Nossa última dica é sobre alimentação, sim, ela também influência na sua noite de sono e não estamos falando do cafezinho na parte da noite que pode tirar o sono de algumas pessoas. Estamos falando da alimentação errada com muita gordura e açúcar, dos refrigerantes e da bebida alcoólica. Se você tem costume de ter uma alimentação errada a nossa dica é começar a vigiar isso, pois não importa se você bebeu demais na parte da tarde, provavelmente não vai ter uma boa noite. Isso também vale para aquele churrasco que você exagerou no almoço, ele pode fazer mal e não deixar você dormir bem.

Compartilhe a informação
Tratamento Dor DF
Tratamento Dor DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *