Efeitos dos exercícios no tratamento da fibromialgia

A percepção de esforço percebida é muito importante para saber se o exercício está muito pesado ou muito leve pra você, se estiver sendo acompanhada por algum profissional de Educação Física sempre repasse o feedback do seu treino e se está tendo algum desconforto.

Efeitos dos exercícios no tratamento da fibromialgia

Tipos de exercícios para fibromialgia

Faça um exercício mais constante, como uma caminhada simples e exercícios leves vá aumentando e intensificando progressivamente desde que você respeite a sua dor, pois o exercício tem papel importante na melhoria da dor da fibromialgia.

O exercício é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Combate todos os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. A atividade física vai ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. Fazer exercícios regulares também auxilia no controle de peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia. No início pode ser desconfortável a mudança da sua rotina e de seus hábitos prática de exercício físico, mas você tem que acreditar que realmente ajuda, o primeiro passo é saber que cada dia de atividade é um passo para melhora.

Lembre se que cada indivíduo é único, então o que funcionar pra um, pode não funcionar pra outro, um pode sentir mais dor do que outro, então tome cuidado e sempre procure ajuda de um profissional da área e faça acompanhamento médico para saber o andamento da doença, se melhorou, estabilizou ou piorou.

Se você já era ativo antes da fibromialgia, talvez precisem ouvir melhor seu corpo e aprender a levá-lo mais devagar do que pode estar acostumado, respeitando suas fraquezas e sabendo como superar a cada dia as novas barreiras.

Para obter o máximo benefício do exercício, você realmente precisa manter uma constância no treinamento e fazer algo que não seja sacrificante pra você, o mais importante é encontrar algum tipo de exercício que você goste e se sinta bem, mas não negligencie o que realmente vai melhorar sua dor, que são exercícios resistidos.

Faça exercícios na hora do dia em que você se sinta melhor, alongue-se sempre, isso vai te ajudar a aquecer os músculos e minimizar a dor após o exercício.

Efeitos dos exercícios na fibromialgia

Embora o exercício possa melhorar os sintomas da fibromialgia, os efeitos nem sempre são imediatos. O exercício é realmente o melhor tratamento a longo prazo para a dor e a fadiga da fibromialgia, mas pode levar até seis meses antes de você notar uma mudança nos seus sintomas.

Estudo científico encontrou uma melhora significativa da dor crônica nos pacientes com Fibromialgia avaliados, além de encontrar melhoras na qualidade de vida e condição física.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco – Recife, sendo realizado uma revisão sistemática da literatura a partir de consulta retrospectiva, sem limites de data ou língua, em diversas bases de dados.

A conclusão dos autores foi de que é importante um tratamento multidisciplinar na fibromialgia. O tratamento medicamentoso por si só não é o suficiente, e destacam-se a importância da realização de exercícios terapêuticos para melhora física e mental dos pacientes com fibromialgia.

Outras pesquisas científicas mostram que exercícios variados como o Tai Chi Chuan também servem para aliviar as dores e melhorar a qualidade do sono em pacientes com Fibromialgia. Um estudo publicado na conceituada revista científica New England Journal of Medicine encontrou que a prática do Tai Chi Chuan alivia dores nas articulações e outros sintomas da Fibromialgia.

A atividade combina meditação com movimentos lentos, suaves, respiração profunda e relaxamento. Pode melhorar a força muscular, o equilíbrio, o sono, a coordenação e, de acordo com evidências, a fibromialgia. Os sintomas melhoraram de forma significativa para o grupo de tai chi chuan e pouco para os outros. Os pesquisadores notaram melhorias na dor, humor, qualidade de vida, sono e capacidade de exercício, que se mantiveram por 24 semanas após o início do estudo.

Você definitivamente precisa ser paciente e ir devagar.

O exercício é a primeiro passo para começar uma jornada para o bem-estar e uma melhora na saúde.

Exercícios recomendados para fibromialgia >
Sono e tratamento da dor >

Compartilhe a informação
Tratamento Dor DF
Tratamento Dor DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *